Dicas Para Superar a Depressão

Em princípio, devemos ter muito respeito. No entanto, nem sempre precisamos associá-lo a uma doença grave. Quando o dia está mais curto e as temperaturas caem, muitas pessoas sentem tristeza e desânimo as invade . É o que conhecemos como depressão sazonal ou de inverno. Superar esse distúrbio frequente está na sua mão.

AFETA MAIS AS MULHERES

Quando os meses mais frios do ano chegam, 1 em cada 10 pessoas se sente afetada por esse tipo de depressão. E sua incidência é maior entre as mulheres, que se tornam 75% das que sofrem desse distúrbio. Embora geralmente seja de natureza leve e temporária, não devemos negligenciá-la se não quisermos correr o risco de prolongar mais a conta ou acabar degenerando em uma condição mais grave.

CAUSAS DE DEPRESSÃO

A alteração hormonal é a causa. Para começar a enfrentar essa decadência, o primeiro passo é entender suas causas. Quando a exposição à luz diminui, nosso corpo reage aumentando os níveis de melatonina, um hormônio que secretamos durante as horas de escuridão e que nos causa uma maior sensação de cansaço. Por outro lado, simultaneamente, nossos níveis de serotonina diminuem , o hormônio que nos ajuda a nos sentirmos mais vitais e ativos.

COMO COMBATER A DEPRESSÃO SAZONAL

  • A importância da luz. Embora possamos não estar muito conscientes disso, a luz solar influencia diretamente nosso humor. Para fortalecê-lo, tente adaptar seu dia às horas de luz natural. Uma boa ideia é aproveitar as primeiras horas do dia ou o café da manhã para passear. Este pequeno gesto cotidiano ajudará você a carregar baterias. Além disso, tente aproveitar os fins de semana para aproveitar o poder energético das atividades que podem ser praticadas ao ar livre.
  • Tenha um sono reparador. De acordo com a medicina tradicional chinesa, o inverno é a estação em que devemos armazenar mais energia yang – aquela que nos mantém ativos – e a melhor maneira de fazê-lo é descansando. Tente manter um número regular de horas de sono, prolongando-o, se puder, meia hora a mais em relação aos meses quentes, durante a noite ou tirando uma soneca.
  • É hora de olhar para dentro. É verdade que, durante esse período, nosso corpo perde energia, mas, por outro lado, existem condições favoráveis ​​à lembrança e à reflexão. Aproveite esses meses em que você vive mais portas para colocar ordem em suas idéias e emoções, além de criar novos projetos. Pode ser um momento ideal para crescer como pessoa.
  • Amigos e família, uma fonte de energia. Tenha cuidado, porque olhar para dentro não significa que você deve se trancar. Pelo contrário, agora você precisa mais do que nunca para fortalecer seus laços. Passar tempo com as pessoas que você quer irá revitalizá-lo, fortalecer sua auto-estima e ajudá-lo a dissipar suas sombras.
  • Estimular a mente faz você se sentir melhor. O aumento da melatonina, embora nos prejudique de energia, favorece a concentração. Aproveite-o para iniciar novos estudos que o mantenham ativo mentalmente ou para exercitar sua criatividade escrevendo, pintando ou fazendo artesanato. Qualquer escolha será boa, desde que ajude a quebrar o círculo vicioso de apatia e pensamentos negativos.

IDENTIFIQUE OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO NO INVERNO

  • Sintomas físicos Sentindo-se cansado, sonolento, alterações no apetite, com um desejo maior de beber doces e carboidratos e dores de cabeça recorrentes.
  • Sintomas psíquicos Tendência de se isolar dos outros, ansiedade, mudanças de humor, irritabilidade, apatia, tristeza e desinteresse em atividades que costumavam atraí-lo.

Se os sintomas são muito agudos, eles impedem sua vida normal ou, em vez de remitir, prolongam-se com o tempo, você precisa da ajuda de um profissional.

4 CHAVES PARA SUPERAR A DEPRESSÃO SAZONAL DIA A DIA

  1. Rir é difícil quando nos sentimos tristes, mas seus efeitos antidepressivos merecem o esforço. As sessões de risoterapia podem ser muito eficazes.
  2. Pratique exercício. O ideal é combinar o trabalho cardiovascular, que o ajudará a liberar endorfinas, com técnicas de relaxamento como o yoga, que harmonizam corpo e mente.
  3. Escutar musica. Sua influência no humor é mais do que comprovada. Alguns minutos por dia é uma terapia magnífica para fortalecer o espírito.
  4. Cerque-se de cores. No inverno, os tons escuros dominam. Um toque de cor em trajes e decoração irá elevar seu ânimo.
  5. Remédios. O Captril é um suplemento natural para combater a depressão, se você fazer o uso dele de forma correta, você conseguirá superar esse problema.

TRATAMENTO DE DEPRESSÃO TERAPIAS QUE PODEM AJUDÁ-LO

  • Luminoterapia Consiste em ser exposto diariamente por alguns minutos a uma lâmpada especial que emite uma luz intensa que reativa a liberação de serotonina. Você pode ir a centros especializados ou adquirir um modelo doméstico.
  • Íons negativos Eles são liberados pela natureza através do vento, mar ou chuva. A eles, devemos a sensação de bem-estar que geralmente temos após uma tempestade. Segundo estudos da Universidade de Columbia (EUA), existe uma relação entre a alta densidade desses íons e a melhora do humor. Você pode facilmente tirar proveito de seus benefícios usando purificadores ionizantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *